O Grupo Sementes de Esperança é uma fraternidade de amigos que foi fundada em 14 de Novembro de 2004, organizada e coordenada por membros voluntários que captam e gerenciam recursos e doações de alimentos, ingredientes de necessidades básicas, cobertores e roupas semanalmente aos domingos e, eventualmente, brinquedos e doces, entre outros, para proporcionar aos irmãos menos favorecidos o direito da alimentação e a comemorarem datas festivas como, por exemplo, o NATAL de forma digna e respeitosa, com solidariedade e sem quaisquer interesses materiais que beneficiem seus trabalhadores voluntários e/ou a Instituição renomada a qual pertence, o NADHU – Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Humano.
O Grupo Sementes de Esperança é composto por 02 Coordenadores Gerais, 05 Conselheiros, 10 coordenadores de equipes e trabalhadores de boa vontade, todos voluntários, conscientes e aptos a tomada de decisões que proporcionem o bem estar do trabalhador voluntário e dos irmãos assistidos, preocupados com o ambiente, com a saúde e com a higiene dos alimentos feitos e embalados que são direcionados aos assistidos e com a segurança nos itens que são distribuídos em datas comemorativas, como por exemplo brinquedos em épocas de Natal.
Contamos também com a solidariedade voluntária de colaboradores, empresas e comerciantes que venham à afinizar-se com o objetivo do trabalho voluntário responsável e sério desempenhado pelo Grupo Sementes de Esperança, acreditando que quando participamos da vida das pessoas, somos os maiores beneficiados, pois estamos construindo uma sociedade mais equilibrada em termos sociais, culturais e ambientais.
Empresas e Parcerias:
LUX ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO LTDA.
NOSSA CAIXA (Doação de brinquedos – Natal 2007 e 2008)
Eventos de Arrecadação Alimentos como:
– FESTAS BENEFICIENTES;
– ARRECADAÇÕES ESCOLARES;
– INICIATIVAS PARTICULARES;
– INICIATIVAS EMPRESARIAIS;
Por fim, nosso trabalho voluntário visa os menos afortunados, pessoas que por motivos diversos perderam sua auto-estima e forças para participar ativamente da sociedade e, nesta fase transitória de suas vidas, se vêem em situação de rua, portanto, colaboramos semanalmente por itinerário pré-definido e planejado, com os nossos recursos materiais, que são os alimentos, a fim de proporcionar a busca da auto-estima e a valorização do ser humano, com dignidade, respeito e fraternidade, passando forças e esperanças, em busca do progresso moral do ser.
Nossa Missão
Através do pão material, o alimento, interagir com os irmãos em situação de rua com o objetivo de resgatar a auto-estima, a valorização do ser humano, exercendo a fraternidade e igualdade motivando suas forças interiores para que se reintegrem à sociedade. Buscar de forma objetiva, baseada na simplicidade e sem quaisquer interesses materiais, a irmandade por meio da ajuda mútua, buscando o progresso moral do ser, no oferecimento do pão espiritual, que são os melhores sentimentos que cada indivíduo tem dentro de si, renovando a chama íntima da esperança na busca de dias melhores, novas metas e objetivos de vida, exercendo a liberdade à qual qualquer cidadão tem o direito.
Objetivo do Trabalho Voluntário
Utilizar o pão material como meio de proporcionar o pão espiritual, levando através da Caridade, Carinho e Respeito o Evangelho de Jesus, para que os irmãos assistidos se reequilibrem e resgatem a chama da Fé e da Caridade em busca de dias melhores.
Passado, Presente e Futuro do Grupo Sementes de Esperança
O Grupo Sementes de Esperança foi criado pela iniciativa voluntária de Jovens com apoio dos pais tendo o objetivo de minimizar as diferenças sociais existentes na região da Zona Leste de São Paulo.
O trabalho foi iniciado em 14/11/2004 com aproximadamente 25 trabalhadores voluntários realizando o trabalho assistencial às pessoas em situação de rua, uma vez por mês, utilizando-se da entrega de lanches como meio de prestar auxílio fraternal.
Após oito meses de distribuição de lanches, o grupo fortalecido iniciou uma arrecadação de alimentos para distribuição de uma refeição mais completa, compondo o marmitex com os seguintes ingredientes: arroz, feijão e mistura proporcionando assim uma maior qualidade ao trabalho voluntário em prol dos irmãos assistidos.
No mês de março de 2006, o trabalho dividiu-se em dois grupos, equipe verde e amarela, passando a fazer a entrega duas vezes por mês. Cada equipe tinha um jovem voluntário que era responsável por organizar e estruturar a arrecadação de doações, com o objetivo de trabalhar a liderança e a responsabilidade na execução da tarefa, preparando o jovem para o mercado de trabalho, sendo auxiliado pelo grupo, exercitando o trabalho em equipe.
No mês de julho de 2007, o grupo solidificado, visando uma maior necessidade na assistência aos irmãos em situação de rua, passou a realizar o trabalho semanalmente.
Nos meses que possuem cinco domingos são montadas equipes especiais mesclando os membros de outras equipes para a realização do trabalho.
Atualmente, o trabalho esta estruturado com quatro equipes e uma especial (5º domingo do mês), cada uma conta com dois coordenadores voluntários responsáveis pela captação de recursos e organização do trabalho. Cada equipe é responsável por um final de semana no mês, e seus trabalhadores voluntários levam o objetivo e ideal do trabalho a cada morador assistido em situação de rua.
Atendemos, em média, 150 pessoas por final de semana diretamente, distribuindo 230 marmitex por final de semana, as quais 70% são acompanhadas desde o início do trabalho em 2004, sendo construída uma relação de confiança e respeito mútuo.
Com o objetivo de estender o atendimento de forma mais consolidada e com bases mais estruturadas, visamos, como planejamento futuro, a realização de um sonho, o projeto de uma Casa Abrigo, que não servirá como depósito de pessoas, mas sim como uma continuidade do trabalho de valorização do ser humano, resgatando sua auto-estima e lhes proporcionando a estrutura e o reequilíbrio necessários para que se reintegrem a sociedade.